• 17/12/2022
  • admin
  • Sem categoria
  • 0

Em outras palavras, a escuta qualificada é uma ferramenta eficaz para o acolhimento do profissional ao paciente e pode acontecer, também, entre profissionais. Exercer esse tipo de escuta contribui para o momento em que experiências são trocadas, fortalecendo as relações e melhorado o atendimento. E foi pensando nessa importância que a equipe do setor Psicossocial da Maternidade Bem Nascer em Macapá realizou o evento “Escuta Qualificada”, que contou com a participação de funcionários da unidade. A ação faz parte da campanha Dezembro Vermelho, voltada para alertar as pessoas sobre a prevenção e tratamento de IST e HIV/Aids.

O encontro ocorreu na sala de reuniões da unidade e contou com a participação de profissionais de diversos setores da Bem Nascer. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos, compartilhando fatos reais que envolveram situações que reforçam a importância de uma escuta qualificada com pacientes portadores de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Além de explicar a importância que uma escuta de qualidade exerce no cotidiano de quem trabalha com pacientes soropositivos, cada participante contribuiu com sua experiência profissional dentro da maternidade. Assuntos como: direitos do portador do vírus HIV, diagnóstico confirmado, saúde mental, biossegurança e ética profissional foram discutidos durante o encontro.

De acordo com a assistente social da MZN, Maria Martins, que abordou sobre os direitos dos portadores do vírus HIV, o papel do profissional é sempre “informar quanto aos cuidados e tratamentos. Porém, também temos o dever de orientar o paciente quanto aos seus direitos como o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, além de outros benefícios do INSS”.

Para a psicóloga Joyanne Guedes, falar de HIV e IST ainda é um tabu, pois este assunto infelizmente ainda gera preconceito.“Lamentavelmente é possível encontrar pessoas que fazem pré-julgamentos por falta de conhecimento. Hoje é possível conviver com o vírus HIV, é possível levar uma vida totalmente normal, desde que este paciente siga corretamente as orientações médicas com segurança”, explicou. Ainda de acordo com a profissional, este tipo de ação contribui para massificar as informações de prevenção e tratamento de IST e vírus HIV. “Ouvir e ser ouvido também é uma forma de prevenção, uma vez que a troca de experiências também faz parte do quadro de ações da saúde”, afirmou.

Nutrição
Além da Escuta Qualificada entre os funcionários da Bem Nascer, também foi realizada uma palestra com a nutricionista Renata Miranda, que abordou sobre o tema “A Importância Nutricional” destinada aos funcionários que estão em tratamento após a exposição ao vírus HIV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *