Na manhã da última sexta-feira (24), a equipe de multiprofissionais da Maternidade Bem Nascer de Macapá e representantes da Universidade Federal do Amapá – Unifap, realizaram a Visita Guiada – Um vínculo antecipado de gestantes na maternidade.
Um projeto da Universidade Federal em parceria com a Bem Nascer.

As gestantes e seus respectivos acompanhantes realizaram o tour nas dependências da unidade.
Adiana Cardoso que está grávida do seu 6º filho diz que a sensação é diferente.” Toda gestação é diferente. Estou esperando meu sexto filho e confesso que a cada dia que se aproxima o nervosismo aparece. Mas nunca tinha participado de um projeto desse, onde nós, as grávidas possam conhecer a estrutura da maternidade. Os profissionais são bastante atenciosos, gostei muito”, disse.

O projeto foi implantando desde janeiro de 2021, e conta com o apoio da Bem Nascer desde o mês setembro de 2022.

Uma vez ao mês são selecionadas mulheres grávidas e seus devidos acompanhantes que desejam participar do projeto. Para mais informações a grávida pode ir até as dependências da Maternidade Bem Nascer que fica na zona norte de Macapá, Av. Prof. Glauco – São Lázaro, Macapá – AP, ou na Universidade Federal no setor de Enfermagem.

A visita guiada da gestante e o acompanhante a maternidade tem como objetivo de familiarizar-se com o ambiente hospitalar em que terá o bebê, conforme a LEI no 11.634, de 27 de dezembro de 2007. Além disso, orientamos a gestante e o acompanhante sobre as normas, os fluxos da instituição e esclarecer dúvidas.

A enfermeira responsável da Bem Nascer, Adrienne de Araújo Puça destaca que a participação das futuras mamães e acompanhantes é de extrema importância para massificar as informações sobre o momento do parto.
“Este tipo de encontro é um instrumento que objetiva melhorar a ansiedade das gestantes, com um conhecimento prévio do local que será o parto. As visitas guiadas trata-se de uma das diretrizes do Plano de Qualificação das Maternidades do Ministério da Saúde. E claro, que não poderíamos deixar de seguir este tipo de recomendação tão importante”, disse Adrienne.

Participaram do encontro equipes de psicólogos, nutrição, serviço social, enfermagem entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *