No período  de 23 a 26/07/2021 ocorreu no Centro de Formação Domingos Santa Rosa,localizado no km 18,ramal da aldeia Manga, município de Oiapoque/Amapá a Reunião e Capacitação  dos Conselheiros Locais.
 Sobre a Capacitação , foram explanadas as alterações do regimento interno do CONDISI/ ANP, conforme Portaria de n° 3.021, de 04 de novembro de 2020 – GM/MS.


Quanto às deliberações dos conselheiros locais , os mesmos discutiram  sobre as necessidades de melhoraria da saúde indígena e colocaram suas propostas para solucionar ou minimizar as problemáticas  existentes naquela  região. Ao final foi realizada uma ata de reunião, pormenorizando os principais pontos abordados em Assembleia e  assinada  por todos os conselheiros locais, distritais e presidente do Conselho local de Oiapoque  e entregue ao coordenador do DSEI/ AMP,  Roberto Wagner Bernardes, e ao presidente do CONDISI/ ANP  Asurui Waijãpi, para posteriormente ser encaminhada a SESAI.
O Instituto Ovídio Machado do Amapá e Norte do Pará participa ativamente dessas questões, tendo como representante o Coordenador Argemiro Falcão.
Certos de que podemos colaborar com a Saúde Indígena em todos aspectos,
O IOM se sente honrado em poder participar de questões que viabilizem a melhoria e cuidado dos povos indígenas.
Por fim, com o intuito de melhorar  as atividades  de prevenção, manutenção  da saúde  dos indígenas dentro das aldeias e valorização do trabalho dos agentes Indígenas de Saúde – AIS e  Agente de Saneamento-AISAN, foram distribuídos kits de equipamentos, para melhor subsidiar as atividades desempenhadas pelos mesmos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *