Você sabia que a saúde do ser humano inicia pela boca ? Pois é, engana-se quem pensa que a saúde bucal não tem importância. Na gravidez os cuidados devem ser redobrados .

É super natural a mudança no organismo de qualquer mulher grávida. Na questão bucal destaca-se a grande probabilidade e possibilidade do aumento dos níveis de inflamação periodontais que em outras palavras são os tecidos de suporte do dente, que vem em decorrência da higiene bucal inadequada .

Como estamos falando de gestante sabemos que as mudanças hormonais acontecem, isso acontece também com as mulheres na Tensão Pré Menstrual-TPM, elas geralmente consomem mais doces / açúcares, na gravidez não é diferente, muitas sentem a necessidade de um docinho ou a caixa inteira de chocolate. Aí vem a outra questão, os enjoos que geralmente envolve o momento da escovação , muitas mulheres para evitar o enjoo durante a escovação preferem fazer somente o exangue bucal e não se tem a devida escovação correta, tendo como consequência as cáries, tártaros entre outros problemas bucal.

Como falamos anteriormente na matéria, já existe a lei do pré-natal odontológico que íntegra o Programa Previne Brasil, instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro do ano de 2019.
O programa implementou o novo modelo de financiamento para a Atenção Primária à Saúde. Os cuidados com a saúde bucal das grávidas é um dos sete indicadores do Previne Brasil.

Para ter acesso ao pré-natal odontológico, a grávida precisa se dirigir até uma Unidade Básica de Saúde de sua preferência e se cadastrar na equipe de Saúde da Família, após este cadastro ele deve procurar a equipe de Saúde Bucal para fazer o acompanhamento odontológico.

Em Macapá a Prefeitura oferta atendimento odontológico para gestantes em 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como parte do pré-natal.
Para as grávidas de alto risco o atendimento é feito no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, Zona Norte da Cidade.

Já no município de Santana , segundo maior do estado a Zona Urbana conta com duas Policlínicas e 09 Unidades Básicas de Saúde.

A dentista Dra. Kellen Sanches destaca a importância deste tipo de atendimento. “É de fundamental importância para qualquer ser ter acesso a saúde bucal, ela inicia no ventre da mãe. A gestante com doença periodontal não tratada pode passar por situações como parto prematuro, baixo peso do bebê ao nascer e pré-eclâmpsia. Além disso, a cárie é uma doença que pode se agravar. Por isso, procure uma unidade que realize o atendimento para vocês mulheres grávidas , e para qualquer pessoa procure seu dentista a cada 6 meses. Saúde bucal em dia é vida”, disse Sanches.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *