• 17/01/2023
  • admin
  • Sem categoria
  • 0

O método garante maneiras seguras de realizar a coleta de sangue

Uma pausa para aprender técnicas seguras que facilitem o trabalho diário com os pacientes. Assim foi a capacitação destinada para os funcionários da Maternidade Bem Nascer, em Macapá, qu ocorreu nos dias 10 e 11 deste mês, com o tema “Treinamento de coletas de hemocultura”. A capacitação consistiu em mostrar como funciona as diferentes técnicas de coleta de hemocultura, um exame destinado para evidenciar e identificar a presença de infecções no sangue.

Durante o treinamento foi apresentado métodos de como proceder para realizar a coleta de forma segura, tanto para o paciente quanto para o profissional. “O treinamento buscou fortalecer o c
onhecimento técnico e teórico, reforçando os cuidados com higienização das mãos, além do uso adequado de EPIs para realização da hemocultura. E a partir desse momento, inserir o procedimento na rotina da equipe do setor, com o objetivo de reduzir as contaminações” explicou a enfermeira Cristiane Galvão, uma das responsáveis pelo treinamento.

Os exames bacteriológicos no sangue são de extrema importância para detectar infecções, e é necessário conhecimento técnico e teórico para que a coleta por punção venosa seja feita de forma segura, evitando ao máximo qualquer tipo de contaminação. Com esse propósito, servidores que atuam em setores específicos, como a UTI Neonatal participaram da qualificação.

Hemocultura – Trata-se de um tipo de exame específico, uma vez que o mesmo faz a pesquisa de bactérias no sangue por meio de culturas distintas. A cultura do sangue é um dos exames bacteriológicos mais importantes, porque o achado de um microrganismo é geralmente bastante significativo, além de indicar os tipos de antibióticos para combater o tipo de bactéria.
Este tipo de procedimento é indicado geralmente quando se tem suspeita de doenças como endocardite, doença infecciosa que afeta o revestimento interno do coração, sepse, bacteremia, meningite, pneumonia grave e infecções hospitalares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *