Evento promovido pelo IEMA UP São Luís discute a problemática da água para sustentabilidade

O Instituto Ovídio Machado participou da III Semana do Meio Ambiente no IEMA Unidade Plena de São Luís, nesta terça (04). A colaboradora Ana Emília discorreu sobre os aspectos da relação entre os impactos ambientais e a saúde.

Com formação em Enfermagem e integrando um núcleo de pesquisas da Universidade CEUMA, Ana Emília apresentou resultados de uma pesquisa na região do município de Arari sobre o crescimento da hipertensão na população ribeirinha relacionada aos desequilíbrios ambientais, como o aumento da salinização da água do Rio Mearim, devido à invasão do mar. Isso poderia ser fator de influência no aumento da pressão arterial, dores de cabeça, dores corporais e alergias.

A contínua e rápida degradação dos sistemas naturais observada em todo o planeta coloca em risco a saúde e pode reverter índices fundamentais para o desenvolvimento, como aumento da expectativa de vida.

Sobre o evento

A III Semana do Meio Ambiente do IEMA/São Luís é um evento local que oportuniza a intermediação de um diálogo multidisciplinar e transversal entre a academia e a comunidade local. O tema deste ano é “Água para o Desenvolvimento Sustentável” e tem por objetivo discutir, refletir e propor ações pontuais sobre alternativas para as soluções das questões e desafios ambientais da própria instituição e, como extensão, multiplicar tais ideias e conhecimentos também para a comunidade local. Ocorre até amanhã (05).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *