
Aconteceu na sala de reuniões da Maternidade Bem Nascer de Macapá a palestra : “Hemorragia Pós-Parto-HPP”, que teve como facilitador o Enfermeiro Ronaldo Silva.
Assuntos como: Identificação, manejo e tratamento de HPP, Sistema de Comunicação de aprendizado , Implantação de Sistema de Comunicação de aprendizado, Trabalho em equipe , Funções de lideranças entre outros tópicos foram apresentados.
O evento faz parte da programação da Semana de Enfermagem, em alusão do dia 12, data em que se comemora o dia do Enfermeiro(a).
“Quando se fala em saúde a troca de experiências com os colegas é muito importante.
No nosso dia a dia nas unidades acabamos nos deparando com várias situações. Já temos a informação que as hemorragias são oito vezes mais comuns nos partos cesáreos, que podem sim, ser evitados ou monitorados com mais agilidade. Por isso a importância de capacitar cada vez mais o profissional”, disse Ronaldo .
A Bem Nascer tem esse cuidado com seus trabalhadores , seja em qualquer área . E nesta capacitação tivemos a troca de experiências com vários assuntos como : protocolos para prevenção, diagnóstico e tratamento da hemorragia pós-parto, que podem evitar a morte materna”, destacou Janaína Corrêa, Coordenadora do NEPS.
Dados
De acordo com informações da Organização Pan Americana de Saúde -OPAS, por dia , 16 mulheres morrem em decorrência de complicações da gravidez , na hora ou pós parto. Isso nos países da América Latina.
Um dos fatores que causam a morte dessa grávida é por hemorragia , muitas vezes ocorrem durante as primeiras 24 horas após o parto.