• 25/01/2023
  • admin
  • Sem categoria
  • 0

Durante o mês de janeiro, o Núcleo Ampliado de Saúde Indígena (NASI) realizou ações voltadas à Campanha Janeiro Branco, dando prioridade para a saúde mental de povos indígenas. Dentre as ações foram realizadas reuniões com a Rede de Atenção Psicossocial de Macapá – CAPS, com pautas sobre Referenciamentos de psiquiatria, reunião com o órgão indigenista, FUNAI, e ainda com a Rede Intersetorial de Saúde Mental.

Houve também ações de assistências, apoio técnico e pedagógico a EMSI na TI Wajãpi, juntamente com rodas de conversas nas comunidades, onde o tema principal buscou envolver priorizar a Saúde Mental na perspectiva do Bem Viver. Apesar de fazer referência à Campanha Janeiro Branco, as ações deste mês ainda contaram com atendimentos médicos e psicossociais, fisioterapêuticos, odontológicos, testagem rápida e enfermagem.

Já para a educação, foram realizadas reuniões no polo base Aramirã, e contou com representantes da Secretaria de Educação do Estado do Amapá com as seguintes pautas: Rede Intersetorial de Saúde Mental e Programa Saúde na Escola, com lista nominal de crianças com deficiência para solicitação de sala de recursos multifuncionais na perspectiva do AEE (Atendimento Educacional Especializado). Na oportunidade, houve diálogo com a equipe “Doutores da Amazônia”, para os encaminhamentos ao psiquiatra.

A prioridade sobre a saúde mental dos povos indígenas também se fez presente em uma reunião com a Secretaria de Saúde de Pedra Branca do Amapari, com a pauta sobre o Janeiro Branco. Na ocasião foi possível abordar temas que envolvem a inserção de ações para a saúde indígena e, também, sobre o Programa Saúde na Escola.

O NASI atua de acordo com o planejamento anual e as ações que deverão ocorrer este ano já estão programadas. O polo base Bona, será o próximo a receber as ações do Núcleo, com programações voltadas para as comunidades Missão Tiriyós, Kumenê, Kumarumã e Manga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *