
A Maternidade Bem Nascer de Macapá realizou uma palestra sobre Assédio Sexual e Moral no trabalho. O encontro contou com a participação da Secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos e do Humorista Cid Dias.
Os servidores e prestadores de serviços da Bem Nascer que tem como administração o Instituto Ovídio Machado puderam tirar dúvidas e esclarecimentos quanto ao assunto.
“Em um ambiente onde todos são respeitados e valorizados deve ser um dever de todos. Hoje a gente sai daqui com um pensamento: eu não vou fazer e também não vou aceitar. Nossa instituição é seria, e nosso colaborador será sempre ouvido, por isso estamos avançando no assunto para que todos possam ter essa consciência que assédio de qualquer natureza é crime!”, afirmou a Diretora Administrativa da Bem Nascer Bárbara Dias.
A Secretária Adriana Ramos esclareceu os direitos de uma pessoa que sofre assédio, onde procurar ajuda, como fazer as tratativas e locais de atendimento.
“A prevenção e enfrentamento ao assédio sexual não são escolhas da administração pública, mas uma obrigação. Quem quiser denunciar ou até mesmo tirar suas dúvidas quanto ao assunto podem nos procurar na Secretaria que fica Rua São José , Centro de Macapá , 1570, palavras da Secretária Adrianna Ramos.
O Humorista Cid Dias de forma didática mostrou versões de assédio.
“Sou humorista e também policial civil. Estamos aqui hoje mostrando de forma clara como acontece o assédio, tem mulheres que revidam outras por medo e por não saber que é assédio acaba deixando passar, mas se o colega de trabalho identificar ele pode também fazer a denúncia. Depois do não é crime!”, disse Cid Dias.
O que pode ser considerado assédio moral no trabalho?
O assédio moral no trabalho é um tipo de violência psicológica que se configura por meio de conduta abusiva, quando, de forma reiterada e sistemática, expõem-se trabalhadoras e trabalhadores a situações constrangedoras e humilhantes, interferindo na liberdade, na dignidade e nos seus direitos de personalidade.
Quais são os 4 tipos de assédio?
Existem quatro tipos de assédio mais comuns: moral, sexual, stalking e bullying.