São Luís – Na última quarta-feira (20), foi iniciada a campanha de vacinação contra a Covid-19 nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas – Amapá e Norte do Pará, Guamá Tocantins, Tocantins e Altamira. Neste primeiro momento, todos os indígenas aptos devem receber a vacina.

Além disso, também estão sendo imunizados os colaboradores que atuam diretamente no combate ao coronavírus desde o início da pandemia. 

O indígena Kapixaba Apalai, agente indígena de saúde (ASI), no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará, foi o primeiro indígena a ser vacinado contra o coronavírus. O ato simbólico teve a presença do superintendente do Ministério da Saúde no Amapá, Roberto Bauer, do coordenador da FUNAI no Amapá e Norte Pará, Ilton Lima da Silva, da coordenadora Estadual de Imunização representando o Governo do Estado do Amapá, Dra. Andrea Marvão, e da Dra. Assunção Bernardes, apoiadora técnica do Cosems Amapá.

“Este é um momento bastante aguardado pelos povos indígenas da região. A vacina é a certeza e a esperança que dias melhores estão por vir!”, afirmou Kapixaba.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *