Atualmente o serviço tem uma infraestrutura moderna, o que possibilita alcançar via web os lugares mais longínquos

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) celebrou nesta sexta-feira, 15, os 10 anos do Núcleo de Telessaúde (NTS) da Instituição. A solenidade, que contou com a presença da reitora Nair Portela, reuniu profissionais, acadêmicos e personalidades que foram homenageadas pela grande contribuição para o desenvolvimento da telemedicina e da telessaúde no Maranhão.

Em 10 anos de existência o Núcleo de Telessaúde do HU-UFMA buscou, a cada ano, atualizações tecnológicas mediante a aquisição de equipamentos, e promoveu reformas e adequações de vários espaços e atividades, visando as melhorias estruturais para a prestação de um serviço com alta qualidade. Atualmente, o serviço tem uma infraestrutura moderna, o que possibilita alcançar via web os lugares mais longínquos.

O evento foi iniciado com uma apresentação que fez o resgate histórico, mostrando o desenvolvimento do NTS ao longo desses 10 anos, desde a sua implantação em 2007 por meio do financiamento da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), até os dias atuais com os expressivos números de atividades e serviços oferecidos.

Hoje, o Núcleo dispõe em sua estrutura um auditório para videoconferência, uma sala de reunião para videoconferência, cinco equipamentos para videoconferência e sete salas virtuais – Webconf. Possui também um estúdio completo para gravações e edições de vídeos de conteúdo educacional. Já na parte de recursos humanos, o Núcleo conta com uma equipe formada por 12 profissionais que dão suporte no Núcleo e mais 20 profissionais que ficam à distância, sendo 18 teleconsultores e 02 telerreguladores.

O coordenador do Núcleo de Telessaúde, Humberto Oliveira Serra, fez um discurso emocionado em que destacou a importância do trabalho em equipe. “Nós não teríamos alcançado tanto sucesso sem a essencial e especial participação e colaboração de todos. As novas gerações trazem inspiração e inovação com seus talentos, associados ao bom caráter e ao profissionalismo com que desempenham e se dedicam às suas tarefas. Cada conquista é dedicada a cada um de vocês, tanto aos que passaram por esse setor desta casa, quanto aos que continuam acreditando no sonho de que podemos sim, transformar a realidade do nosso estado”.

Na sequência, foi a vez de homenagear àqueles que contribuíram de forma significativa para o incremento da telemedicina e da telessaúde no Maranhão. Foram concedidos o diploma e a medalha “Antônio José Jorge Martins”, principal distinção honorífica do HU-UFMA, ao professor doutor Luiz Ary Messina.

A honraria é concedida às personalidades que se destacam no mundo acadêmico, compartilhando saberes e, acima de tudo, que colaboram com o crescimento e o desenvolvimento do HU-UFMA. Leva o nome do Dr. Antônio José Jorge Martins em memória ao grande médico clínico geral e professor de Clínica Médica do Departamento de Medicina I da UFMA, que muito lutou pela criação do HU-UFMA.

Em seguida, mais homenagens foram concedidas por meio de placas de Honra ao Mérito aos profissionais que não mediram esforços para que o sonho da Telessaúde acontecesse no Maranhão. São eles: Natalino Salgado Filho, Stanley Araújo de Sousa, Rosângela Rodrigues Alencar e Mércia Helena Salgado Leite de Sousa.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, agradeceu a todos que contribuíram ao longo desses anos, em especial ao professor Humberto Serra. “Parabenizo a todos os presentes, mas acho que foi omitida uma informação no discurso do professor Humberto Serra. Ele esqueceu de dizer que ele foi quem iniciou tudo e que conduz até hoje essa equipe aguerrida. E ele é o grande maestro deste sucesso. Ele soube montar essa equipe comprometida e soube transformar o que era sonho em realidade. Tudo em prol da saúde da população maranhense, levando-a aos lugares mais distantes desse nosso estado de grande dimensão territorial”.

A reitora da UFMA, Nair Portela, destacou a felicidade de estar no HU, de onde foi diretora adjunta de Ensino, Pesquisa e Extensão, presenciando de um momento tão importante para a história da Instituição. “Quando participamos de um evento como este é que percebemos que a missão da Universidade está sendo cumprida, mesmo com tantas dificuldades, a exemplo dos cortes financeiros que atrapalham o desenvolvimento das ações da academia. Mas existem profissionais comprometidos e que levantam a bandeira pela defesa da educação, da ciência e da tecnologia. Parabéns a todos vocês! ”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *