Encontro entre etnias Xokleng e Guarani discute iniciativas de desenvolvimento alimentar

0
253

Promovido pelo Programa Ibirama, o intercâmbio ocorreu em municípios de São Paulo e tem o objetivo de trocar experiências.


Foto: Juliano Pilotto/Funai

Representantes das etnias Xokleng e Guarani da Terra Indígena Ibirama-La Klãnõ (SC) participaram de um encontro com povos Guarani da região de Itanhaém (SP). Ocorrido entre os dias 24 e 28 de junho, o intercâmbio teve o intuito de promover a integração de conhecimento sobre a biodiversidade entre as etnias.

A atividade foi promovida pelo Programa Ibirama, onde os indígenas puderam trocar experiências e saberes sobre práticas produtivas sustentáveis, produção orgânica, sistemas agroflorestais e conservação e recuperação ambiental. Além de diversas visitas dos representantes Xokleng e Guarani, como ao Banco de Alimentos de Itanhaém, onde discutiram sobre a segurança e soberania alimentar e nutricional dos moradores.

Visitaram também o município de Peruíbe (SP), onde participaram de experiências de produção sustentável realizadas pelos Tupi-Guarani/Guarani Ñandeva; em Mongaguá (SP), analisaram áreas de agroflorestal, que fornece alimentos e materiais para a merenda escolar local.

Para os indígenas e servidores que participaram do encontro, inciativas vivenciadas servirão de inspiração para a construção e execução do Programa Ibirama.

Para mais informações acesse o site da FUNAI

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome