Pesquisa comprova que aumento na poluição atinge a floresta amazônica

0
774

A intensa poluição urbana vinda de Manaus influencia na produção de aerossóis na Amazônia.

Um artigo científico publicado na revista Nature Communications em parceria com pesquisadores brasileiros detectou um aumento de até 400% da poluição urbana originada em Manaus (AM). Isso afeta diretamente a floresta amazônica, que aumenta a sua produção de aerossóis orgânicos (partículas suspensas pelo ar).

Essa alteração tem impacto na transmissão de radiação solar na atmosfera, influenciando no balanço radioativo, na produção de nuvens e de chuva, assim como na taxa de fotossíntese das plantas. Outras atividades que gerem óxido de nitrogênio (NOx) também atuam nesse processo, como as queimadas de florestas ou a operação de geradores em cidades pequenas na Amazônia.

Com a descoberta, a meta da equipe é aprimorar a previsão de chuva e dos processos de formação de partículas em nível global e estudar maiores mudanças climáticas.

A pesquisa teve apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) por meio da campanha científica Green Ocean Amazon (GOAmazon) e do projeto Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG).

Fonte: https://pib.socioambiental.org/pt/Not%C3%ADcias?id=198377

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome