Unidade móvel odontológica vai beneficiar uma população de mais de 16 mil pessoas de diferentes comunidades do estado

Divulgação/Sesai-MSCarreta da saúde bucal leva atendimento a indígenas do Maranhão

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde realiza, entre os dias 23/7 a 26/8, na região pertencente ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Maranhão, a primeira atividade da “Carreta da Saúde Bucal”.

Serão mais de 16 mil indígenas beneficiados das etnias Guajajara e Krenvê, que receberão ações de assistência odontológica básica e especializada em área indígena, sem a necessidade de deslocamento para centros urbanos. A atividade faz parte das ações do programa Brasil Sorridente Indígena, integrado ao projeto Sesai em Ação.

O objetivo da atividade é aumentar o acesso à rede de atenção à saúde bucal aos indígenas assistidos pelo DSEI Maranhão, em consonância com a Política Nacional de Saúde Bucal, que garante a esses povos a integralidade na assistência, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), contemplando a diversidade social, cultural, geográfica, histórica e política, de modo a superar os fatores que tornam essa população mais vulnerável aos agravos de saúde e não deixando de reconhecer a eficácia da medicina tradicional e o direito desses povos à cultura.

A “Carreta da Saúde Bucal” é um caminhão equipado com 7 consultórios odontológicos completos. As ações realizadas em cada parada da unidade móvel terão expediente de 8h às 18h. As atividades terão a participação de sete cirurgiões dentistas, que farão atendimentos de endodontia, próteses dentárias e odontopediatria, nas aldeias indígenas localizadas em pontos estratégicos. Terão o apoio de técnicos de saúde bucal e auxiliares de prótese dentária, compondo uma equipe de quase 20 profissionais.

Entre os serviços ofertados estão vários procedimentos: atendimento e primeira consulta, atendimento de urgência, ação coletiva para escovação e aplicação de flúor, atividades educativas de prevenção, procedimentos de restauração dentária, radiografias e próteses dentárias. A previsão é que sejam realizados mais de 80 atendimentos por dia, somando cerca de 10 mil procedimentos odontológicos básicos e de média complexidade, bem como a realização de atividades de educação em saúde e prevenção de doenças bucais a 100% da população assistida.

Para o secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Antonio Tocollini, a “Carreta da saúde bucal” é mais um mecanismo de fortalecimento das ações da Secretaria nos territórios. “O que estamos fazendo com esse projeto é garantir o atendimento qualificado especializado de saúde bucal para os DSEIs. O nosso objetivo é prevenir doenças e, com isso, possibilitar aos nossos indígenas um sorriso saudável, pois a saúde se inicia pela boca”, afirmou.

O projeto deverá ser implantado em outras regiões indígenas brasileiras onde o deslocamento se dá por meio rodoviário.

Cronograma

A população assistida pelo projeto passará por uma triagem junto às equipes de saúde bucal dos polos base responsáveis por cada área e, caso necessário, encaminhados para o tratamento.  O cronograma de atendimento será realizado das 8h às 12h e de 14h às 18h, durante todo o período que a unidade de saúde estiver na localidade.

Municípios Polo Base Aldeia sede N° de Aldeias beneficiadas População indígena de abrangência
Barra do Corda Barra do Corda Colônia: de 23 a 25/7Três Irmãos: de 26 a 28/7

El Betel: de 30/7 a 4/8

121 8.033
Grajaú Grajaú Bacurizinho: de 6 a 13/8 40 2.339
Arame Arame Angico Torto e Lago Branco: de 14 a 19/8 82 4.396
Amarante Amarante Juçaral: de 21 a 26/8 32 1.986
 TOTAL       16.754


Carreta

A Unidade Odontológica Móvel (Carreta da Saúde Bucal) é um caminhão adaptado e acessível para a realização de procedimentos clínicos odontológicos. O veículo é composto por cadeiras odontológicas, aparelhos de ultrassom, compressores, ar condicionado, frigobar, central de autoclave, laboratório de prótese dentária, bancada com pias, armários e escovódromos. Além desses equipamentos, o caminhão transporta todos os insumos necessários para a realização de todo o atendimento disponível em qualquer consultório fixo.

Saúde bucal no DSEI

O atendimento com a “Carreta da Saúde Bucal” vai atender uma demanda reprimida para a realização de próteses dentárias e tratamentos endodônticos, atendendo uma reivindicação recorrente das comunidades indígenas e dos profissionais de saúde do DSEI Maranhão.

Por Tiago Pegon, do Nucom Sesai
Atendimento à Imprensa
(61) 3315-2553/2861

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *