Nas páginas do livro A menina que realizou seus sonhos, Milena Tavares Barbosa, de nove anos, conta a história de sua amiga Maria Eduarda Rezende Cruz, de 11 anos. Milena percebeu na rotina escolar como as pessoas tratavam sua coleguinha com síndrome de Down. “Tem muitas pessoas que rejeitam e eu não gosto disso. Acho isso um desrespeito, porque mesmo que ela tenha síndrome de Down a gente tem que tratá-la como uma pessoa normal”, disse a menina, ao se referir à amiga.

Milena é aluna do quarto ano da Escola Classe 305 Sul, em Brasília. Foi lá que as duas se conheceram e estudaram juntas por um ano. Do convívio surgiu uma amizade contada em forma de ficção por incentivo dos professores. A Escola Classe 305 Sul tem como metodologia incentivar a escrita nas aulas de português para que os alunos aprendam a se expressar e melhorem o interesse pela leitura.

“A intenção é jogar temas para que todos tenham essa vontade de ler e se expressar. Queremos que os livros inspirem não apenas uma leitura, mas também uma escrita, uma produção, e quem sabe teremos mais escritores do nosso quarto ano”, comentou a professora de português Luciane Duarte. Em A menina que realizou seus sonhos, Milena conta a história de Tati, uma menina com síndrome de Down que não saía de casa por causa do medo do preconceito. Tati consegue superar essa barreira e entrar na escola, onde descobre que a sua beleza está no fato de ser diferente.

“Milena é tão legal. Ela é minha amiga, ela é meu sonho”, resume Maria Eduarda, ao falar o que sente por Milena. As duas estudaram juntas ao longo de todo o terceiro ano, em 2016. O livro surgiu de um texto que foi pedido pela professora sobre a síndrome de Down e a lição que ele deixa é a da inclusão. “As pessoas que têm síndrome de Down não podem ser excluídas. Eu espero que meu livro fale para as pessoas que não podemos rejeitar quem tem alguma deficiência”, completou Milena. O lançamento do livro deve ser feito este mês na própria escola, com direito a sessão de autógrafos.

Assessoria de Comunicação Social 

Fonte: M.E.C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *