Na manhã desta sexta-feira (30), o Instituto Ovídio Machado realizou uma ação para os seus funcionários do Anexo, com o objetivo de conscientizar e levar mais informações a respeito da campanha “Outubro Rosa”, que ocorre mundialmente todo mês de outubro e que alerta as mulheres sobre o câncer de mama.

Mediando a conversa, estava a enfermeira Ana Emília Castelo Branco, que ressaltou a importância da prevenção. “Quando falamos sobre o câncer de mama, hoje sabemos que se diagnosticado mais cedo, as chances de cura são de 95%. Por isso é importante que exista a discussão sobre as formas de prevenção, tais como os tipos de exame que identificam a doença, o autoexame, assim como sinais e sintomas que as mulheres devem ficar atentas”, explicou a enfermeira.

Participaram no total, 19 funcionárias que tiraram dúvidas e discutiram a forma correta de realizar o autoexame, os tipos de tratamento disponíveis na rede pública e privada de saúde e também a vida após a doença. Também foram informadas formas de prevenção que devem ser adotadas como alimentação saudável e a prática de atividades físicas. É necessário ressaltar que o câncer de mama não é uma doença totalmente prevenível, mas a adoção desses hábitos saudáveis podem controlar os fatores de risco.

Ações como essa, são fundamentais pois proporcionam um maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento que resulta na redução da mortalidade da doença que é o tipo de câncer mais comum em mulheres e que pode atingir 1 em cada doze pessoas do sexo feminino.

Câncer de mama

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Sintomas comuns

  • Alterações no tamanho ou forma da mama
  • Nódulo endurecido
  • Vermelhidão, inchaço ou dor na pele da mama que pode ocorrer mesmo sem a presença do nódulo
  • Secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos
  • Assimetria entre as duas mamas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *