Com 264 propostas referentes à Política Nacional de Saúde dos Povos Indígenas, DSEI Rio Tapajós segue rumo a etapa distrital com 88 delegados eleitos para a discussão das propostas discutidas no território

 O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós finalizou, dia 28 de novembro de 2018, as etapas locais no território. Com o objetivo de tratar da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, mais de 600 indígenas participaram de quatro etapas locais, de acordo com os seguimentos. As etapas locais contaram ainda com a presença de convidados das comunidades. Durante o período da realização das etapas locais foram construídas 264 propostas de acordo com os sete eixos propostos. As comunidades realizaram rodas de conversas de acordo com os eixos temáticos e discutiram as propostas que melhor adequam a realidade dos povos indígenas respeitando as especificidades de cada etnia presente no território.

  Aroldo Saw Munduruku, um dos relatores da 6ª CNSI, disse que é a primeira vez que participa de uma conferência, “é muito importante as discussões para a busca de melhorias na saúde para as comunidades, porém, os povos indígenas ainda têm dificuldades no conhecimento do próprio sistema de saúde que presta serviços de saúde no território, a conferência vem a contribuir para este conhecimento”.

  A coordenadora Cleidiane Carvalho Ribeiro dos Santos participou de todas as etapas locais, “é gratificante ver as comunidades atentas ao sistema atual de saúde pública, pesando em buscar novos rumos e melhorar a Política Nacional de Atenção aos Povos Indígenas – PNASPI” disse Cleidiane.

  Com a finalização das etapas locais o Dsei Rio Tapajós por meio da comissão organizadora da 6ªCNSI, segue o planejamento para a realização da Etapa Distrital que será realizada no município de Jacareacanga – PA, aldeia Nova Karapanatuba de 17 a 19 de dezembro de 2018.

Fonte: http://portalms.saude.gov.br/noticias/sesai/44854-dsei-rio-tapajos-conclui-etapas-locais-da-6-conferencia-nacional-de-saude-indigena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *