No último final de semana choveu o esperado para quatro dias na região do Bico do Papagaio. Expectativa é que o nível da água suba ainda mais no mês de dezembro.

Rio Tocantins corre risco de transbordar por conta das fortes chuvas — Foto: Prefeitura de Imperatriz/Divulgação

O nível do rio Tocantins subiu 1,4 metro acima do normal nos últimos dias. O motivo é o volume de chuvas na região do Bico do Papagaio. De acordo com a Defesa Civil, no último fim de semana choveu o equivalente a quatro dias de chuvas na região. Além disso, a expectativa é que a partir de dezembro o nível do rio aumente ainda mais.

  O Corpo de Bombeiros emitiu uma recomendação para se evitar o uso do rio para banho e navegação. Isso porque o nível da água vem sofrendo variação por causa das chuvas e do controle de vazão na Usina Hidrelétrica de Estreito.

  No início deste mês, em Tocantinópolis, o jovem Michael Jhonattan Ribeiro Silva Melo morreu enquanto tentava atravessar o rio a nado, mas não conseguiu. Ele ainda foi resgatado por barqueiros, mas não resistiu e acabou morrendo.

  Ele e um grupo de amigos atravessaram o rio Tocantins para chegar até a praia da Santa. Mas na hora de retornar, o nível da água aumentou e ele não conseguiu chegar até a outra margem.

  Os moradores de áreas próximas ao rio, lagos e corpos d’água devem ficar atentos à possível elevação do nível da água. Em casos de emergência deve se ligar para a Defesa Civil, no 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2018/11/28/nivel-do-rio-tocantins-fica-mais-de-1-metro-acima-do-normal-apos-chuvas.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *