A atividade foi realizada no CETI Maria Mônica Vale.

 Os alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral Maria Mônica Vale, localizado no bairro Vinhais, na capital, começaram a semana com uma atividade cidadã. A escola foi escolhida pelas equipes das Secretarias de Transparência e Controle (STC) e da Educação (SEDUC) para receber a última atividade do projeto ‘Conversando com a Escola’ neste ano.

  A atividade contou com a presença de autoridades da área de educação, transparência, ouvidoria e controle, com destaque para o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior que, em palestra aos alunos, contou sobre a importância da participação social para o pleno desenvolvimento do país.

  O objetivo foi mostrar aos alunos as transformações possíveis a partir da participação social direta, por meio dos canais de ouvidoria e transparência disponibilizados pela administração pública.

Caso de sucesso na área de Ouvidoria

  “Verificar a evolução na área de ouvidoria e transparência aqui no Maranhão é fantástico”, comentou Waller. “A gente, há três anos e dez meses atrás, foi procurado por uma equipe que estava tentando montar uma área de transparência e de ouvidoria aqui no Maranhão. Essa equipe procurava uma forma mais participativa de gestão, onde o cidadão pudesse ser ouvido”, contou.

  O ouvidor-geral da União destacou também os prêmios recebidos pela Secretaria de Educação pelos projetos de escuta cidadã, como o ‘Conversando com a Escola’. “Essa evolução no Maranhão fica clara quando nós verificamos que, em dois concursos de boas práticas, o Maranhão esteve sempre entre os primeiros, principalmente a Secretaria de Educação, que este ano ganhou dois prêmios. Nenhum outro estado teve um desenvolvimento na área de ouvidoria e transparência como teve o Maranhão”, exaltou.

Formando cidadãos participativos

  Para a secretária adjunta de Ensino, Nadya Guimarães, o projeto ‘Conversando com a Escola’ é a principal ponte entre alunos e gestão escolar. “O ‘Conversando com a Escola’ nos aponta para o futuro por ser um projeto exitoso, com reconhecimento nacional e que fala da importância da comunidade escolar discutir as políticas públicas, melhorar os nossos processos e colaborar para que a educação pública do Maranhão seja de qualidade e atenda as demandas reais de cada comunidade escolar”, destacou.

  Na ocasião, também esteve presente a superintendente do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União unidade regional no Maranhão (CGU/MA), Leylanne Maria da Silva, que falou da responsabilidade social da participação cidadã. “Hoje nós vivemos uma realidade em que o governo abre canais de comunicação direta com a população. Essa participação na escola é um exercício para a atuação maior que vocês terão no seu bairro, município, estado e no país. É um exercício que demanda responsabilidade tanto de quem fala quanto de quem ouve. É essa atividade que vai mudar a realidade na nossa comunidade”

  O secretário adjunto de Transparência, Steferson Ferreira, destacou o engajamento como elemento de transformação. “A participação dos alunos na gestão da escola, seja através do Grêmio, seja por meio do Jovem Ouvidor, é o meio pelo qual vocês irão transformar a realidade escolar”, explicou aos alunos. “O Governo do Estado está abrindo as portas para escutá-los. Hoje nós estamos aqui dando o microfone para que vocês digam o que vocês desejam para transformar a escola. A ideia é plantar esta semente aqui e que vocês continuem praticando a cidadania participativa no cotidiano”, finalizou.

Ouvidor-geral da União, Waller.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:http://www.educacao.ma.gov.br/governo-encerra-calendario-de-escutas-diretas-em-escolas-com-a-presenca-de-representantes-da-cgu/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *