A Fundação para o Prêmio Direitos Humanos e Empresas 26 de novembro de 2018, Genebra

 Hoje foi anunciado que a Justiça nos Trilhos receberá o recém-criado PRÊMIO DIREITOS HUMANOS E EMPRESAS, acompanhado de um subsídio no valor de US$ 50.000.

  A Justiça nos Trilhos é uma organização que trabalha de perto com as comunidades locais, em áreas remotas do Brasil — incluindo povos indígenas, camponeses e afrodescendentes — para examinar os abusos de direitos humanos e ambientais cometidos por empresas mineradoras e siderúrgicas, especialmente a multinacional Vale.

  As empresas mineradoras e siderúrgicas poluem os rios, que são fonte de obtenção de água potável e sustento para aquelas comunidades; poluem o ar, causando problemas respiratórios e de visão; contaminam o solo com descartes industriais; desalojam comunidades e exterminam a cultura e as vidas indígenas.

  Os membros do conselho administrativo da Fundação para o Prêmio Direitos Humanos e Empresas — Christopher Avery, Regan Ralph e Valeria Scorza — relataram, hoje, em um comunicado conjunto: “Lançamos este prêmio anual para reconhecer ‘o trabalho de maior destaque realizado pelos defensores de direitos humanos, ao tratar dos impactos causados pelas empresas.’ A Justiça nos Trilhos simboliza este grupo, que há anos trabalha de maneira rigorosa e consciente em circunstâncias desafiadoras — sempre em estreita colaboração com as comunidades locais, cujos direitos fundamentais buscam proteger”.

  Os defensores de direitos humanos da Justiça nos Trilhos e as comunidades locais com as quais trabalham têm sido alvo de vigilância e processos retaliatórios pela Vale.

  O prêmio será entregue à Justiça nos Trilhos no dia 27 de novembro de 2018, em Genebra, no Fórum das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos. Danilo Chammas, advogado da Justiça nos Trilhos, aceitará o prêmio em nome da organização. Chammas comentou: “Nós trabalhamos para fortalecer os princípios de direitos humanos, que são a base da democracia. Penso, no entanto, que nos falta um longo caminho a percorrer. Ainda há muito a se fazer para proporcionarmos oportunidades reais de acesso à justiça àqueles cujos direitos foram violados por estas empresas”.

  Alexandra Montgomery, membro do Conselho Consultivo da fundação que indicou a Justiça nos Trilhos para o prêmio, observou: “As operações diárias dos projetos da Vale em Carajás têm prejudicado mais de 100 comunidades. O trabalho da Justiça nos Trilhos é feito de modo bastante sólido e organizado, acessando os mecanismos legais, pesquisando, elaborando estratégias e avaliando as suas ações atentamente. Trabalham com centros universitários e profissionais que pesquisam e analisam os dados. As suas reivindicações não são espontâneas, são baseadas nas experiências das comunidades”.

Sobre a fundação

  A Fundação para o Prêmio Direitos Humanos e Empresas é uma fundação independente e sem fins lucrativos. Hoje seu site será lançado em sete idiomas. Para assegurar sua independência, a fundação não aceita doações provenientes de quaisquer governos ou empresas. Os membros dos conselhos administrativo e consultivo estão listados aqui.

Contato: contact@humanrightsandbusinessaward.org

 

 

 

 

Fonte: http://justicanostrilhos.org/2018/11/26/justica-nos-trilhos-recebe-premio-direitos-humanos-e-empresas-2/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *