O mês de novembro é dedicado ao combate do câncer de próstata. Para evitá-lo, os homens a partir dos 45 anos devem ir ao médico regularmente. A campanha ‘Novembro Azul’ alerta os homens quanto à importância de cuidar da saúde. Pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas – HRBA em Santarém, no oeste do Pará, são atendidos cerca de 1.776 pacientes oncológicos, sendo 448 com câncer de próstata.
Segundo o médico urologista Diego Miranda, as pessoas costumam fazer confusão entre o aumento da próstata e o câncer. “É muito comum o aumento benigno da próstata, que não é o câncer, e acontece quando a glândula aumenta e fecha o canal urinário. Já o câncer de próstata surge nas extremidades, sem relação com o canal urinário”, explicou.
No estágio inicial o paciente não sente nada, por isso é importante ir ao médico com frequência, pois só através de exames é que a doença pode ser detectada. A dificuldade dos homens está na necessidade do exame de toque retal, que é a única forma de sentir o nódulo. Segundo o médico, o paciente já chega ao consultório com esse preconceito de não ser tocado, e muitas vezes sai do consultório sem realizar o exame.
De acordo com o Ministério da Saúde, a região Norte é a que representa o menor índice da doença no Brasil, mas o número baixo reflete a falta de procura dos homens por um urologista, e consequentemente ocorre a falta de diagnóstico.
O que é a próstata
A próstata é uma pequena glândula localizada entre a bexiga e a pélvis do homem, responsável por produzir parte do líquido que forma o esperma, também ajuda a alimentar e proteger os espermatozóides.
‘Novembro Azul’ no HRBA
No dia 11 de novembro, haverá uma grande ação social na Costa do Aritapera, região de várzea, com consultas e exames médicos, atendimento nutricional, terapia ocupacional, ações de beleza, oficinas profissionalizantes, entre outros. Ao longo do mês de novembro a equipe de Enfermagem da oncologia realiza palestras educativas nas recepções dos setores. A campanha ‘Novembro Azul’ começou no dia 13 de outubro, em conjunto com o ‘Outubro Rosa’.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *