Para agilizar o fluxo de atendimentos cirúrgicos e promover a qualidade de vida da população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta sexta-feira (27), a quinta edição do mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Regional de Timbiras. Na segunda-feira (30), a ação continua com a realização de exames preventivos de mamas, pélvis, transvaginal e tireóide.

Durante a ação, serão realizadas cirurgias de colecistectomia, histerectomia, tireóide, miomectomia, perineoplastia, dentre outras. O mutirão prossegue até domingo (29). Moradores dos municípios de Timbiras, Coroatá, Peritoró, São Mateus e Alto Alegre do Maranhão serão contemplados com a ação.

A secretária adjunta de Assistência à Saúde, Carmen Belfort, explicou o objetivo da ação. “A medida vai dar agilidade ao atendimento dos pacientes. A ação do governo é fundamental para atender a demanda da região”, destacou.

De acordo com o diretor administrativo da unidade, Sansão Pinheiro, a expectativa é de que sejam realizados 40 procedimentos cirúrgicos e mais de 100 exames. “A ação contribui de forma importante para redução da demanda. Uma equipe de cirurgiões estará aqui para realizar as cirurgias. Com relação aos exames preventivos, vamos realizá-los engajados na campanha Outubro Rosa”, afirmou.

Para participar do mutirão, os pacientes realizaram, na última quarta-feira (25), consultas pré-operatórias e exames específicos. Os pacientes aptos a serem submetidos à cirurgia serão internados para realização do procedimento. As consultas por livre demanda, foram realizadas por ordem de chegada, sem ser necessário a prévia marcação.

Referência na região, o Hospital de Timbiras tem registrado uma elevada procura por cirurgias eletivas. Isso se deve, em especial, à estrutura da unidade e à realização dos mutirões. Na primeira edição deste ano, em junho, foram realizados 14 procedimentos. Número que subiu para 25 em julho. Em agosto, mais 25 cirurgias foram feitas e na quarta edição, mais 25.

Unidade

O Hospital de Timbiras é uma unidade de saúde de urgência e emergência e dispõe de quatro especialidades médicas: clínica, cirúrgica, pediátrica e obstetrícia. Exames de radiologia, ultrassonografia, análise clínicas e testes rápidos (HIV, Sífilis e hepatite) também são realizados na unidade. O Hospital serve à população de toda regional de saúde de Codó.

Mutirões

Os mutirões foram planejados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Comissão Intergestores Bipartite do Maranhão (CIB/MA), colegiado de articulação entre os gestões estaduais e municipais para execução de políticas públicas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *