Muitos maranhenses que nunca tiveram abastecimento de água em casa têm tido nos últimos dias a primeira experiência de ter acesso a esse líquido vital. Foram dezenas de anos precisando buscar água fora de casa, por vezes percorrendo longas distâncias. Com o programa Água Para Todos e outras ações, essa realidade tem mudado.

O programa do Governo do Maranhão tem levado água para muitas regiões distantes do grande centro. As ações para ampliar o acesso ao recurso natural também incluem a entrega de cisternas, como a recebida por Romualdo Aguiar, da comunidade Boa Hora, em Presidente Vargas.

“Daqui para frente é só alegria. É meu sonho, é o que eu esperava. E o único governo que entrou na nossa comunidade com um programa tão importante foi o nosso governador atual, que é o Flávio Dino”, diz o morador. São 25 mil litros na cisterna para ajudar na produção agrícola e também para o uso pessoal.

No povoado de Aranhengaua, em Alcântara, Isabel Costa conta que “a gente ia pegar no poço, não era pertinho de casa, era longe. Agora não, a gente tem dentro de casa mesmo, melhorou muito”. O povoado recebeu sistema de abastecimento de água nesta semana.

“Eu passava uma tarde para buscar água. E demorava mais ou menos duas horas para encher [os galões]. Chegava aqui em casa e despejava num tonel de 200 litros”, conta o mecânico Vicente Morais, do mesmo povoado.

O Programa Água para Todos busca melhorar a qualidade de vida com abastecimento de água, construção de banheiros e outras ações sanitárias nos municípios maranhenses. Já o Programa Cisternas ajuda os produtores familiares a trabalhar o ano todo, sem depender da época de chuvas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *