No último domingo (23), o Instituto Ovídio Machado, em parceria com a Norte Energia, DSEI/Altamira e o Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI), realizaram a entrega de fardamentos e equipamentos de proteção individual para novos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) contratados.


A nova equipe também recebeu o primeiro treinamento para ajudar no combate a COVID-19, junto aos moradores das aldeias indígenas.
A ação, aconteceu nas aldeias, Pakanhã, Iranpã, Ipixuna, Misai, Apiterewa, Aitirimã, Muirina, Kanafista, Ventô, Tereweti e Marupai.
“É com grande satisfação que estamos presenciando os novos Agentes Indígenas de Saúde contratados que vão trabalhar nas aldeias no combate contra o novo coronavírus”, relatou Leo Xipaya, presidente do CONDISI de Altamira.


É importante frisar, que por meio dessa complementação de força de trabalho nas terras indígenas da área distrital de Altamira, realizada pelo convênio Instituto Ovídio Machado e Norte Energia, todas as oitenta e quatro aldeias serão cobertas com assistência dos técnicos de enfermagens, agentes de saúde e agentes indígenas de saneamento, profissionais que são indispensáveis na educação em saúde, vigilância e recuperação da saúde da população, sobretudo no momento atual, onde o mundo se encontra no meio de uma pandemia.


Com isso, a ação ainda visa melhorar e aumentar os atendimentos, reduzir o número de remoções para tratamento hospitalar por causa de doenças que podem ser facilmente tratadas dentro da própria comunidade na sua unidade de saúde.
As entidades devem realizar novos treinamentos nos próximos dias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *