Nossa segunda-feira (17) foi marcada por um importante momento de apresentação dos profissionais de saúde contratados pelo Instituto Ovídio Machado (IOM) em parceria com a Norte Energia aos colaboradores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi).

Na ocasião, estiveram presentes Alzírio Lino Couto, chefe da divisão da Atenção à Saúde Indígena do DSEI, Jair Chipaia Mendes, Presidente do Condisi, José Domingos, Secretário do Condisi, Nina Froes Fassarella, Gerente de Assuntos Indígenas (Interina), Eliana Augusto da Silva, Superintendente de Saúde Indígena, Celcileny Caldas, Coordenadora Geral do Projeto do IOM, e Nielson Pinto, Coordenador de Projeto da Saúde.

A contratação dos profissionais de saúde tem objetivo de implementar ações na área de saúde indígena dentro das terras do DSEI/Altamira e demais aldeias da área de abrangência, assim como na CASAI/Altamira.

Na cerimônia, foi discutido sobre a missão do instituto e também sobre as parcerias já desenvolvidas nos estados de Amapá, Pará, Maranhão e Tocantins. Também houve a entrega de fardamento, jalecos e demais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais contratados de acordo com a função.

A Equipe IOM apresentou, ainda, na oportunidade, uma cartilha sobre a covid-19, feita em Português e em Parakana, Arara, Xipaya e Xikrin (línguas das etnias indígenas locais), para garantir a compreensão de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *