Em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Saúde do município, o curso aborda práticas técnicas e de humanização para atendimento de feridos.

O Instituto Ovídio Machado promoveu ontem (31), em parceria com a Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré e a Secretaria Municipal de Saúde, o Curso de Atualização da Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos.

O curso é voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem do município com o objetivo de oferecer um atendimento de excelência à população e discutir sobre métodos, produtos e tecnologia para coberturas e tratamentos de lesões crônicas e agudas e realizações de curativos. Sendo o enfermeiro um profissional responsável pela avaliação e indicação do tratamento mais adequado para cada tipo de lesão, o curso visa potencializar o domínio nos conhecimentos de anatomia e fisiologia da pele, visão de fatores que interferem na cicatrização e nas medidas de prevenção das feridas.

A importância da capacitação

No ato do atendimento, o paciente deve ser encarado como uma pessoa que tem reações emocionais diante a sua lesão. O Curso de Atualização da Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos associa práticas subjetivas às objetivas, utilizando o fator humano dentro do atendimento, tratamento e recuperação do paciente.

Isso é importante, e é um dos fatores que rege o Instituto Ovídio Machado: a capacitação do indivíduo e a valorização da vida humana. Imprimindo esse conceito durante o curso, a instituição potencializou os enfermeiros e técnicos de enfermagem nos seguintes tópicos:

  • ser solidário;
  • demonstrar respeito e afeto pelo paciente e sua família;
  • saber ouvir e manter o contato físico sem receios;
  • conversar para melhor tomada de decisões e aconselhar;
  • partilhar conhecimentos.

O IOM agradece a parceria com Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré e a Secretaria de Saúde do município por investir na capacitação dos seus profissionais e na valorização da vida.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *