Campanha de imunização contra o H1N1 atendeu mais de dois mil indígenas.  

O DSEI Guatoc promoveu durante o período de 19 de abril a 20 de maio o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) no Polo Base Oriximiná, no Pará. O intuito é atualizar o esquema vacinal contra a gripe H1N1 e melhorar a qualidade de vida da população indígena.

A meta alcançada foi de 2.168 indígenas imunizados, com uma cobertura de 88,31% em todas as aldeias indígenas pertencentes ao Polo Base Oriximiná. As aldeias pactuadas Mapuera, Bateria, Inajá e Chapéu alcançaram 88,79 %, com 1.270 atendimentos.

Plano de ação

A dificuldade de acesso e a extensão territorial, além do grande número de indígenas transitando entre os municípios, são fatores que ainda prejudicam o desempenho integral das campanhas de vacinação. Porém, o plano de ação do DSEI Guatoc obtém vitórias importantes no controle, na prevenção, eliminação e erradicação de doenças que podem ser evitadas por vacinas, assim como as erradicações da febre amarela urbana, da varíola e da poliomielite.

Desta forma, o DSEI atuou principalmente entre os indígenas que viajaram para o Suriname, e Roraima e Manaus, contribuindo para o excelente resultado do MVPI.

Como estratégias operacionais para o alcance dos objetivos da campanha, foram desenvolvidos:

  • Mobilização dos profissionais de saúde tanto do POLO quanto da CASAI para divulgar o MVPI, com divulgação nas mídias radiofônicas e lideranças indígenas;
  • Inclusão de posto fixo de vacinação no Polo Base de Oriximiná;
  • Atuação de cinco equipes de vacinação para atender todas as 21 aldeias pertencentes ao Polo nos rios Mapuera, Cachorro e Trombetas, de forma homogênea;
  • Registro de doses aplicadas nos formulários específicos;
  • Monitoramento da execução de campanha, e desenvolvimento de estratégias, em especial às áreas que tiverem baixo desempenho, para o resgate da cobertura vacinal.

O MVPI é uma parceria da SESAI com os estados e municípios por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A doença

A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. A mobilização que vem se realizando a partir do ano de 2010 tem como objetivo conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias.

Na população indígena se faz necessária vacinar toda a população a partir dos seis meses de vida devido à baixa imunidade nessas etnias. Fortalecer a atenção básica na prevenção de doenças faz com que a população não adoeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *