Evento conta pela primeira vez com estudiosos de povos indígenas de 11 países, além de acadêmicos britânicos.

O “Seminário Internacional sobre Atuação Indígena em Pesquisas Colaborativas e Valorização de Conhecimentos” vai reunir pesquisadores indígenas e não-indígenas de diversas partes do mundo, no Rio de Janeiro, de 20 até 22 de Março.

O foco do evento é a apresentação e discussão de estudos de caso sobre temas pertinentes à causa do índio, como mudanças climáticas, demarcação e disputa de terras, exclusão social e preconceitos e a valorização dos conhecimentos tradicionais.

Pela primeira vez, pesquisadores indígenas de onze países (Brasil, Canadá, Colômbia, Dominica, Equador, Índia, Kiribati, Papua Nova Guiné, Quênia, Sudão e Uganda) e acadêmicos não-indígenas de universidades britânicas vão se reunir em seminário, trabalhando através de projetos de pesquisas colaborativas com povos originários.

O “Seminário Internacional sobre Atuação Indígena em Pesquisas Colaborativas e Valorização de Conhecimentos” é apresentado pelo AHRC (Arts and Humanities Research Council), ESRC (Economic and Social Research Council) e o GCRF (Global Challenges Research Fund), em parceria com a Queen Mary University of London. O evento é co-produzido pela People’s Palace Projects e AIKAX (Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu), com apoio de A Fundação Planetário da Cidade (RJ) e Museu do Índio-Funai.

Fonte: https://www.revistaforum.com.br/pesquisadores-indigenas-e-do-reino-unido-se-reunem-em-seminario-no-rio/

Foto da chamada por:
Marcelo Camargo/Agência Brasi

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *