A Fundação Nacional do Índio (Funai) preparou a maior expedição dos últimos 20 anos para fazer contato com um grupo de índios isolados da região da Terra Indígena (TI) Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas. – Foto: Ricardo Stuckert, Funai.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) organizou uma imensa operação para fazer contato e mediar o conflito entre tribos isoladas da região da Terra Indígena (TI) Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas.

Os Korubo do Coari e os Matis disputam o direito à terra próxima ao Rio Coari desde 1920, ocasionado conflitos por invasão de território. O que dificulta ainda mais qualquer forma de interação é que parte dos Korubo ainda vive em total isolamento e muitos integrantes da aldeia se dispersaram para próximo às margens do Rio Banco, região reivindicada pelos Matis.

Para a Funai, há um risco de confronto iminente entre as tribos, bem como a extinção física da etnia Korubo e até mesmo a propagação de doenças não imunizadas. A expedição conta com 25 integrantes e tem apoio da Polícia Federal (PF), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e do Exército.

 

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *