A Etapa Distrital do DSEI Guamá-Tocantins da 6º Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ºCNSI) levou cerca de 200 participantes entre convidados e delegados dos segmentos usuários, trabalhadores e gestores para o município de Ananindeua, no Pará, entre 18 e 20 de dezembro de 2018, para debater, discutir e votar as propostas aprovadas nas Etapas Locais e refletir os principais desafios e perspectivas da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI).

A abertura teve ritual indígena da etnia Tembé, Hino Nacional Brasileiro na língua indígena cantado por uma integrante da etnia GUARANI M´BYA e após a cerimônia um minuto de silêncio com uma oração realizada pelo apoiador de saúde indígena do DSEI GUATOC, Jorge Tembé.

foto1

Após a abertura, o restante do dia foi dedicado a exposições sobre os sete eixos da Conferência, apresentadas pela própria equipe do DSEI: Articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde; Modelo de atenção e organização dos serviços de saúde; Recursos humanos e gestão de pessoal em contexto intercultural; Infraestrutura e saneamento; Financiamento; Determinantes sociais de saúde; e Controle social e gestão participativa.

Foram três dias de trabalho, de diálogo e reivindicações, apresentações e debates sobre o tema central da Conferência: A Atualização da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI). Em todos os dias da programação, aconteceram apresentações de dança indígena.

Ao final da votação, ocorrida dia 20, foram aprovadas as propostas que seguem para à Etapa Nacional da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI). Os delegados que irão representar o DSEI GUATOC na Etapa Nacional da 6ª CNSI foram escolhidos pelos conferencistas que compunham as delegações das regiões. Serão 32 delegados que levarão até Brasília as propostas aprovadas durante a Conferência Distrital.

Para Ronaldo Amanaye, diretor-executivo do Condisi do Guatoc, a etapa Distrital é um momento de ensinamento e aprendizado para todos os indígenas. “Precisamos ficar muito atentos a todas as propostas apresentadas nessa etapa, pois são elas que vão se transformar em políticas públicas de saúde indígena. Nossas propostas vão sempre no sentido de buscar, garantir e assegurar tudo o que já temos”, explicou Ronaldo.

foto2

“Desde as etapas locais, tudo contribuiu para alcançarmos nossos objetivos. A todos os delegados que participaram de nossa etapa distrital, os meus cumprimentos, pelo compromisso com a solução das propostas. Estavam todos muito focados no resultado final. Tivemos um grande encontro”, afirmou Raimundinho Assurini, presidente do Condisi do Guamá-Tocantins.

O encerramento se deu com várias danças indígenas de cada delegação que compõem os nove polos-base do DSEI GUATOC, distribuídos em dois estados, Pará e Maranhão. Em seguida houve uma dança do coordenador com os trabalhadores no ritmo do carimbó paraense.

Por fim, o coordenador do DSEI GUATOC, Stanney Everton Nunes, encerrou o evento destacando o sucesso da Etapa Distrital. “Muito emocionado pela diversidade que o DSEI GUATOC apresenta de etnias, estar aqui hoje vendo todas as etnias juntas, unidas, votando e discutindo em prol de um único objetivo me deixa feliz e me faz acreditar mais ainda nessa união dos maiores protagonistas do evento, que são os nossos parentes indígenas, que de tão longe vieram para participar deixando suas casas, suas famílias e decidindo junto com a gente. Deixo aqui meu agradecimento a todos da organização do DSEI GUATOC, que ajudaram a proporcionar o melhor encontro, trabalhando com respeito, dedicação e união”, finalizou Staney.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *