Cerca de 40 indígenas da etnia Xukuru de Pernambuco reuniram-se com o Secretário Especial de Saúde Indígena,  Marco Antonio Toccolini em Brasília. Durante o encontro, os indígenas apresentaram algumas reivindicações ao secretário, mas a principal diz respeito ao abastecimento de água de algumas aldeias. Segundo o cacique Marcos Xukuru, já há aldeias em que não há água para beber. “Precisamos que sejam instalados alguns poços que foram perfurados mas ainda não fornecem água para a população pela falta do equipamento de bombeamento” cobrou o cacique.

  O secretário Marco Antonio garantiu que a liberação da contratação dos carros-pipa será imediata, tão logo o processo chegue a Brasília. Ele disse que tem atuado com firmeza e rapidez para garantir o abastecimento de água aos povos indígenas. “Água é vida, não podemos deixar faltar de forma alguma. Vocês têm minha garantia de que assim que chegar o processo aqui, liberamos imediatamente.” Assegurou Toccolini.

  Os Xukurus passaram uma semana em Brasília em diversas agendas em busca de pontos de uma pauta de reivindicação elaborada por eles.

Fonte: http://portalms.saude.gov.br/noticias/sesai/44882-sesai-vai-liberar-abastecimento-emergencial-de-agua-por-caminhoes-pipa-para-xukurus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *