Estiveram presentes no encontro com Luiz Blumm o Secretário Especial de Saúde indígena e os presidentes de Condisi

O coordenador da área de Saúde da Comissão de Transição do governo federal, Luiz Blumm, visitou nesta quinta-feira (06) a sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) em Brasília. Blumm foi recebido pelo Secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Toccolini, e pelos presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi).

  O encontro serviu para apresentar aos representantes do novo governo os avanços na saúde indígena conquistados com o esforço de trabalho da SESAI. Serviu, também, para as lideranças indígenas pontuarem as realidades de suas aldeias e suas etnias, além de fazerem um apelo para que o trabalho que vem sendo desenvolvido tenha continuidade.

  O secretário Marco Toccolini agradeceu a atenção dos integrantes da Comissão de Transição para as questões da saúde indígena e ressaltou a postura de diálogo dos presidentes de Condisi: “É uma atitude louvável da Equipe de Transição se dispor a conversar com as populações indígenas antes mesmo da posse, para ajudar a desmistificar essa postura de confronto que é atribuída a essas populações”, afirmou.

  Os presidentes de Condisi estão reunidos em Brasília para o último Fórum de Presidentes (FPCondisi) do ano. Nas declarações durante a reunião, enfatizaram o trabalho executado pela SESAI, com suas metas e orçamento dentro do planejamento, para ilustrar o avanço na qualidade de vida adquirida pelos indígenas nos últimos anos.

  Uwira Xakriabá, primeiro coordenador-adjunto do FPCondisi e secretário-geral da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI) – atualmente na fase das Etapas Distritais e com a Etapa Nacional programada para maio de 2019 – presenteou Blumm com uma pulseira. Ao entregá-la, tomou fôlego e assoprou em direção a ela, dizendo: “Estou te dando essa pulseira com meu sopro, porque ele significa a minha vida, a vida do meu povo e a nossa responsabilidade”.

Fonte: http://portalms.saude.gov.br/noticias/sesai/44881-sesai-recebe-coordenador-da-area-de-saude-da-equipe-de-transicao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *