Durante os dias 20 e 22 de setembro os representantes do Instituto Ovídio Machado-AP participaram da 6ª Conferência Local de Saúde Indígena que teve como tema “Politicas Nacional de atenção à saúde dos povos indígenas- Atenção diferenciada, vida e saúde nas comunidades indígenas”.
A Conferencia foi realizada na Aldeia Manga, localizada no município de Oiapoque a 588 km de Macapá. Na ocasião foram debatidas propostas que visam melhorar o atendimento de saúde nas comunidades indígenas, bem como melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam nessa área.

A cerimônia de abertura aconteceu no dia 20 e foi iniciada com uma apresentação cultural, em que os participantes do evento foram convidados a entrar na dança.
O senhor João Carvalho, coordenador de projetos institucionais foi convocado a compor a mesa. Na ocasião João parabenizou a organização do evento e aproveitou para agradecer a oportunidade de fazer parte de um projeto tão importante, parabenizando os povos indígenas pela organização e articulação política.
Nos dias 21 e 22 os participantes dividiram-se em eixos onde discutiram o texto do regulamento e formularam propostas em cima do mesmo. O IOM esteve inserido no Eixo III- Recursos Humanos e gestão de pessoal em contexto intercultural. Nesse eixo foram debatidos alguns temas como: força de trabalho para atuar em contexto intercultural; educação permanente para AIS e AISAN, e para profissionais da saúde indígena; condições adequadas de espaço físico, logística e insumos para o desenvolvimento da qualidade do trabalho; e saúde do trabalhador. Durante as proposições dos participantes do Eixo III o coordenador tirou algumas dúvidas quanto ao papel do IOM.
O encerramento aconteceu no fim da tarde de sábado (22) com uma apresentação cultural e breves falas dos representantes das entidades locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *